internet23/06/2020 Leitura de 4 min

O que é nuvem e como funciona essa tecnologia?

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Nuvem: imagem em formato de nuvem, assim como no céu, porém tecnológica e em led

O conceito de nuvem é cada vez mais importante para quem lida com ferramentas de informática para executar tarefas profissionais. Hoje, os serviços de computação em nuvem oferecem diversas vantagens e facilidades para empresas e profissionais de diferentes áreas.

Se você nunca ouviu falar, não entende bem o que isso significa ou como funciona na prática, não se desespere. O conceito de nuvem, na verdade, é muito simples de se entender. Então, continue a leitura! A seguir explicamos as principais informações para você entender exatamente o que é nuvem!

O que é nuvem?

Nuvem é um conceito usado para se referir aos serviços de computação ligados à rede global de servidores. Esses serviços de cloud computing, ou computação em nuvem, armazenam e gerenciam programas, arquivos, dados e informações de forma remota, à distância, via internet.

Isso quer dizer que, através de uma conexão com a internet, podemos usar diferentes serviços, ferramentas, programas, bem como acessar informações, armazenar arquivos e documentos. Tudo isso sem a necessidade de instalar programas nos nossos computadores e dispositivos móveis, graças à computação em nuvem.

Existem várias grandes empresas com as quais interagimos frequentemente que usam computação em nuvem. 

O Google Drive, por exemplo, é o serviço de armazenamento em nuvem da Google. A Netflix é o exemplo mais conhecido de serviço de streaming e todos os seus conteúdos são acessados por meio dos servidores com os quais nos conectamos via internet. 

Atualmente, os serviços de nuvem estão por toda parte. Portanto, entender o que é, como funciona e as possibilidades de uso da computação em nuvem, é fundamental para compreender o universo digital em que vivemos.

Como a computação em nuvem funciona?

Embora os serviços de cloud computing sejam acessados remotamente, para que os servidores funcionem é necessária uma estrutura física de hardwares de processamento e armazenamento.

Esses servidores são, basicamente, grandes conjuntos de HDs (discos rígidos) interligados e abrigados nos datacenters. Os datacenters, por sua vez, são grandes edifícios onde tudo isso é guardado de forma segura.

Assim, esses servidores podem ser acessados por conexões de internet por meio de navegadores web ou aplicativos. Eles ainda podem ser separados em nuvens públicas, privadas ou híbridas, como veremos adiante.

A tecnologia de nuvem representou muitas mudanças para a tecnologia da informação e trouxe benefícios para as empresas que a adotam. Entre os principais, podemos destacar: 

  • redução de custos ― Serviços de cloud computing eliminam gastos com hardware, software e manutenção;
  • produtividade ― As nuvens compartilhadas facilitam o trabalho em equipe e o acesso a arquivos e programas. Softwares em nuvem também contribuem para produtividade;
  • segurança ― Manter cópias de segurança e outras informações importantes armazenadas em nuvem fortalece a segurança institucional das empresas;
  • escalabilidade ― Os serviços de nuvem são facilmente escaláveis para se adaptar ao contexto de empresas de diferentes portes.

O que são nuvens públicas, privadas e híbridas?

Para desenvolver e oferecer os serviços de computação em nuvem são usados três tipos de estruturas. Então, antes de falar dos serviços oferecidos pelo cloud computing, vamos entender as estruturas de nuvens públicas, privadas e híbridas!

Nuvens públicas

As nuvens públicas são administradas por um provedor de serviços e fornecem principalmente recursos de armazenamento e aplicativos simples. Por isso, são muito usadas por pessoas físicas e pequenas empresas.

Nuvens privadas

As nuvens privadas são utilizadas por uma única organização, podendo ser hospedada em servidores de propriedade da empresa ou terceirizada de outros provedores. Nesse tipo de nuvem os recursos e serviços são mantidos em uma rede privada e exclusiva.

Nuvens híbridas

Por fim, as nuvens híbridas são uma combinação das públicas e privadas. Nesse tipo de nuvem é possível integrar a comunicação entre nuvens públicas e privadas para oferecer mais flexibilidade na infraestrutura e compartilhamento de arquivos e softwares.

Quais os tipos de serviços de computação em nuvem?

Usando essas três estruturas básicas, os provedores podem oferecer quatro tipos de serviços de computação em nuvem: IaaS (Infraestrutura como Serviço); PaaS (Plataforma como Serviço); sem servidor; e SaaS (Software como Serviço).

No entanto, não se tratam de categorias fechadas e rígidas, pois muitas vezes as estruturas são criadas de forma complementar, e mais de um tipo de serviço é usado, pensando-se em um serviço completo. Vamos então explicar um pouco melhor cada um deles.

IaaS

A IaaS é a categoria mais básica dos serviços de cloud computing. Nesse tipo, você, basicamente, paga para alugar a infraestrutura física e usá-la de forma remota. Normalmente esses serviços se resumem à infraestrutura usada para armazenamento de dados.

PaaS

Já a categoria de Plataforma como Serviço oferece mais recursos. Nesse tipo de serviço, um ambiente privado e personalizado é criado para o usuário, que pode utilizar recursos de gerenciamento de aplicativos e softwares. Dessa forma, ela é muito usada para o desenvolvimento e criação de aplicativos móveis ou web.

Sem servidor

A computação sem servidor também é focada na criação de aplicativos, porém, nesse caso, sem a preocupação de gerenciar servidores e infraestrutura. Nesse caso, o provedor em nuvem controlar a configuração, planejamento e gerenciamento dos servidores.

SaaS

O Software como Serviço é o método utilizado quando se quer distribuir aplicativos sob demanda. Com ele, provedores podem hospedar e gerenciar os aplicativos, softwares, realizar manutenções e atualizações de forma remota.

Agora ficou mais fácil entender o conceito de nuvem, suas diferentes aplicações e formas práticas de uso, não é mesmo? Essa tecnologia facilita a vida de todos, principalmente dentro das empresas, em que o compartilhamento de dados e informações diariamente é muito grande.

Se você curtiu esse conteúdo e as informações apresentadas, compartilhe nas suas redes sociais! Assim, você ajuda outras pessoas que têm dúvidas sobre o que é nuvem e os benefícios dessa tecnologia!

Compare e escolha

Quer encontrar o plano de celular ideal?

Confira o nosso Comparador de Planos!
Saiba mais
LinkedinWhatsapp