Dicas

Atualizado em
Leitura 4 min

TikTok: conheça o aplicativo do momento

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

TikTok: garota grava videos para rede social

Você já ouviu falar no TikTok? Se sim, sabe como ele surgiu, como funciona e como baixar? Segundo a SensorTower Analytics, o TikTok já ultrapassou a marca de 1,5 bilhão de downloads. A plataforma de vídeos chinesa está conquistando cada vez mais adeptos, dando liberdade para que os usuários consigam gravar vídeos que seriam difíceis de editar ali na palma da mão, usando filtros e recursos exclusivos.

Neste artigo, saiba mais sobre o app mais baixado no mundo atualmente. Não fique de fora dessa!

O que é o TikTok?

TikTok é um aplicativo chinês que permite a gravação e exibição de vídeos curtos. Nessa plataforma, os efeitos de dublagem, as músicas mixadas, as dancinhas, as cenas engraçadas, os desafios, as atuações, enfim, todos esses elementos são amados pelos usuários que curtem a rede social.

Atualmente, na Play Store e na App Store, o aplicativo do TikTok está na frente de outros gratuitos como WhatsApp, Facebook e Instagram. Isso está acontecendo não só no ranking brasileiro, mas também no mundial, principalmente porque muitos famosos começaram a aderir à plataforma, como a cantora Anitta.

Como e quando surgiu?

O app foi lançado em 2016 na China, com o nome de Douyin, conquistando a incrível marca de 100 milhões de usuários após um ano de lançamento. Em agosto de 2018, o TikTok e o Musical.ly se fundiram e os usuários foram migrados automaticamente para o TikTok. Isso aconteceu graças à empresa ByteDance, dona do TikTok, que gastou os pouquíssimos US$ 1 bilhão para adquirir a Musical.ly. Impressionante, não é mesmo?

Como funciona o TikTok?

Por ser uma rede social de vídeos, após baixar o TikTok, você pode criar o seu perfil cadastrando o seu e-mail ou telefone, ou usando o login automático do Facebook, Google, Twitter e AppleID. Mas também é possível usar a rede social apenas como um visitante.

No mais, é possível curtir, comentar e compartilhar vídeos e perfis do app. Inclusive, os usuários do TikTok têm um nome carinhoso: TikTokers. Lá, caso você queira, as contas podem ser definidas como privadas. Ao entrar no app pela primeira vez, é só seguir o tutorial para aprender a navegar por ali.

Os vídeos são de 15 a 60 segundos, sendo gravados com o recurso de câmera dentro da plataforma. Lá, existe uma série de efeitos disponíveis para incrementar o seu conteúdo. Você pode dublar, cumprir um desafio, adicionar um efeito especial, colocar um filtro, dançar, aumentar e diminuir a velocidade do vídeo, chamar família, amigos, cachorro, gato... Não há limites para o que a sua imaginação mandar!

Não curte muito gravar e prefere só assistir? Não se preocupe. A plataforma fica de olho no que você gosta usando recursos de inteligência artificial, para mostrar os melhores vídeos com base nos seus gostos. Legal, né?

Como baixar?

Para fazer o download desse aplicativo, basta você acessar a loja de apps do seu dispositivo. O TikTok está disponível para Android e iOS. Ah! Ele é gratuito, viu?

O TikTok está crescendo e conquistando novos usuários em todas as partes do mundo diariamente. Por isso, é importante que a sua internet seja de qualidade, para que você também possa curtir todos vídeos nessa rede social e interagir com sua família, seus amigos e os famosos!

Quer saber mais sobre os melhores planos de celular e de internet? Não deixe de conferir os outros artigos do Portal de Planos!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.

dicas/tiktok
4.920