dicas09/06/2020 Leitura de 4 min

O que é Kindle?

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

O que é Kindle?

Já ouviu falar em Kindle? Para os amantes da leitura, esse aparelho é uma solução moderna e eficaz para ter uma grande coleção de títulos à disposição para ler a qualquer hora e em qualquer lugar. Apesar de parecer fisicamente com um tablet, ele vai muito além e proporciona uma experiência de leitura muito mais prazerosa.

Neste artigo você vai entender o que é Kindle, quais são suas principais características e vantagens e como ele funciona. Além disso, vamos falar sobre a assinatura do plano de leitura ilimitada e se vale mesmo a pena comprar o dispositivo. Confira!

O que é Kindle?

O Kindle é um aparelho criado pela Amazon, em 2007, para facilitar a prática de leitura das pessoas. Com ele, é possível ter acesso a milhares de títulos, mesmo de forma off line, e garantir muitas horas de leitura. A seguir, vamos detalhar melhor as principais características e modelos disponíveis no mercado.

Principais características

Apesar de muitas pessoas pensarem que o Kindle seja uma espécie de tablet, na verdade, trata-se de um e-reader. O tipo de tecnologia utilizada nesse tipo de dispositivo é totalmente diferente, voltada exclusivamente para a experiência de leitura. Veja o elementos que melhor definem as particularidades do Kindle em relação a outros aparelhos.

Tela e-ink

A tela do Kindle, ao contrário do que acontece em tablets e celulares, por exemplo, não emite luz. As imagens são formadas por uma tecnologia baseada em esferas magnéticas macroscópicas nas cores preta e branca. Dessa forma, a experiência de leitura é muito mais próxima do livro em papel.

Outra questão importante da tela e-ink é que, por não emitir luz, ela não agride os olhos como acontece nas telas de led. Assim, o leitor pode desfrutar do seu momento de entretenimento com mais conforto e segurança para a sua saúde ocular.

Bateria de longa duração

A bateria de um Kindle pode durar até mais de 2 semanas, conforme o uso. Como ele não emite luz (conta apenas com poucos leds que facilitam a leitura em ambientes escuros) o gasto energético é muito baixo. Algumas práticas, como manter o aparelho em modo avião e utilizar baixa luminosidade na tela, ajudam a prolongar ainda mais a duração da bateria.

A recarga é similar à realizada em smartphones, utilizando, inclusive, a mesma fonte de carregamento. Em menos de 3 horas a carga está completa e seu dispositivo está pronto para ser carregado para qualquer lugar.

Dispositivo leve

A leveza o Kindle é o seu principal atrativo em relação ao livro tradicional, em papel. Alguns títulos são enormes e inviáveis de serem transportados todos os dias. Com o Kindle, é possível carregar uma biblioteca inteira em menos de 200g. Basta acessar a nuvem, baixar os conteúdos que deseja e pronto: seus livros e artigos favoritos estarão prontos para serem lidos sem gerar nenhum peso a mais em sua bolsa.

Modelos disponíveis no mercado

A Amazon já lançou diferentes versões de seus aparelhos, atualmente disponíveis na 10ª geração. São três modelos diferentes, um para cada tipo de necessidade. O Kindle básico conta com 8GB de memória e resolução de 167 ppi. Para quem pretende ler e-books vendidos pela Amazon, é mais do que o suficiente. 

Para quem tem uma demanda específica pela leitura de arquivos em PDF e quer garantir uma qualidade maior de imagem, o Kindle Paperwhite é o mais indicado, já que conta com uma resolução melhor, de 300 ppi. Outro diferencial é a resistência à água, que chegar a 60 minutos em até 2 metros de profundidade.

O modelo mais avançado, o Kindle Oasis, conta com mais luzes de led, que contribuem para a leitura noturna, além de botões de passagem de página que melhoram a 

Quantos livros cabem em um Kindle?

A capacidade de armazenamento do Kindle é mais um atrativo à parte. A quantidade de livros comportados pelo aparelho varia conforme o modelo adquirido, tendo versões com 8GB ou 32GB. Quando comparamos com a capacidade de equipamentos como celulares e notebooks, esses valores parecem baixos, mas, para os e-readers, não é.

Os e-books são arquivos muito pequenos, para se ter uma ideia, a coleção completa de livros do Harry Potter, que conta com 7 livros e quase 3.500 páginas, ocupa apenas 6MB. Além disso, não é preciso fazer o download de todos os títulos no dispositivo, já que tudo pode ser acessado na nuvem por meio da internet.

Como funciona a assinatura do Kindle?

O Kindle Unlimited é o serviço de assinatura mensal da Amazon que concede o acesso a milhares de títulos sem custo adicional. Seu funcionamento é similar ao de uma biblioteca, no qual cada cliente pode alugar até 10 exemplares simultaneamente, sem tempo limite para a devolução. 

É ideal para quem lê bastante e quer economizar na compra de livros e os títulos podem ser lidos no Kindle ou no aplicativo gratuito da Amazon, disponível para celulares, tablets e notebooks. 

Vale a pena comprar um leitor de livros digitais?

O leitor de livros digitais é um dispositivo muito vantajoso para quem é adepto à leitura e enfrenta obstáculos comuns, como o peso dos livros, falta de uma boa iluminação ou mesmo de acesso a todos os títulos desejados. Vamos explicar melhor esses pontos nos tópicos abaixo.

Acesso a um grande acervo

O primeiro ponto que vamos destacar é o acesso a um acervo muito vasto de títulos. É como ter uma biblioteca enorme na palma da mão. Como os arquivos ocupam pouco espaço na memória do aparelho, é possível carregar consigo milhares de exemplares para ler em qualquer lugar, mesmo sem acesso à internet.

Conforto para a leitura

O grande diferencial dos e-readers para os demais equipamentos eletrônicos, como tablets, está no conforto proporcionado ao leitor. A ausência de luz direta torna a leitura mais suave para as vistas e a presença dos leds ajuda nos ambientes mais escuros. Tudo isso para aproximar a experiência obtida com o papel.

Mobilidade

Por fim, a mobilidade é um benefício importante a ser citado. Imagine poder levar todos os seus livros favoritos em uma viagem e escolher qual deseja ler em cada trecho do caminho? Tudo isso, levando um volume do tamanho de um livro pequeno e com o peso de menos de 200 gramas. Parece um sonho, mas, com um bom leitor de livros digitais, é uma realidade.

Enfim, o Kindle é um aparelho que oferece muitas vantagens aos leitores assíduos. Inclusive, pode ser o detalhe que faltava para incentivar as pessoas que gostam de ler, mas que vêem muitos empecilhos. Se você se encaixa nesses perfis, aproveite para comprar o seu e colocar a leitura em dia!

Gostou do artigo? Então, ajude mais pessoas a aprender sobre os e-readers, compartilhe este post em suas redes sociais!

Compare e escolha

Quer encontrar o plano de celular ideal?

Confira o nosso Comparador de Planos!
Saiba mais
dicas/o-que-e-kindle
00
LinkedinWhatsapp