Dicas

Atualizado em
Leitura 3 min

Quer saber o que vem na sua conta? Veja como funciona a fatura TIM!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Mulher pagando faturas.

O Correio chegou, você abriu a correspondência da TIM e não entendeu praticamente nada do que estava escrito na conta? Não precisa se preocupar, pois as informações da fatura TIM não são um bicho de sete cabeças.

Quem tem planos de TIM Fixo, TIM Móvel ou TIM Live, provavelmente já recebeu alguma cartinha da operadora a respeito do que contratou, de modo que esse feedback é importantíssimo para organizar seu orçamento pessoal e evitar gastos a mais. 

Neste artigo, você entenderá um pouco melhor como funciona a sua conta, desde as opções existentes até as formas de pagamento. Acompanhe e confira!

Quais são as opções de conta?

No modo tradicional de receber a fatura, ou seja, impressa e entregue via Correios, você pode ter acesso a dois tipos de informações: resumida ou detalhada. 

Na primeira opção aparece apenas o que há de mais básico na sua conta, na segunda, em contrapartida, você terá à disposição o resumo dos seus gastos e o detalhamento completo das chamadas executadas. 

No entanto, eventualmente podem acontecer atrasos no envio da sua conta ou extravio de correspondências , motivados por exemplo por greves do Correio ou até mesmo pelas consequências da pandemia de coronavírus. Pensando nisso, a TIM oferece uma terceira opção de visualização em formato digital.

Nessa versão, você acessará a fatura de forma online e realizará o pagamento como preferir, sendo que é possível migrar esses dados via atendimento do app Meu TIM, ligando para *144 ou digitando *144# na tela do seu celular. 

Além de preservar o meio ambiente, ter controle, segurança e agilidade, você ainda pode receber sua conta online até mesmo via WhatsApp, ao enviar a palavra FATURA para o número (41) 4141-4141.

Quais são as informações que podem aparecer na fatura TIM?

Você costuma pegar a fatura TIM só na intenção de ver o preço e código de barras para efetuar o pagamento e, com isso, livrar-se do problema o mais rápido possível? Pois saiba que você pode ter perdido grandes informações sobre o seu plano ou novidades da TIM apenas por não ter lido a conta, ignorando assim pontos cruciais que estão descritos e que fazem a diferença no plano. 

Na parte de cima, você verá os seus dados cadastrais como nome completo e CPF, além do valor da fatura, da data de vencimento e do código para cadastro do débito automático. Mas tenha atenção logo abaixo desta seção, porque podem aparecer mensagens exclusivas da TIM destinadas ao seu plano, que ficam ao lado do resumo da conta. 

Depois dessas duas partes, você verá, no meio da conta, um detalhamento maior do que você consome e dos serviços que fazem parte ou não do seu plano, tais como TIM Music Deezer, TIM Banca Virtual, TIM Ebook by Skeelo etc. 

É interessante observar também que questões como tributação e possíveis promoções também fazem parte da fatura, até para que você tenha um controle a mais sobre como a TIM chegou no valor informado

Além disso, é possível aparecer cobranças de outras operadoras, mensalidades adicionais, multas, juros, contestações, crédito de algum serviço, parcelamento de dívidas e valores de aparelhos contratados.

Quando é enviada a fatura?

Independentemente se você recebe a fatura via Correios ou visualiza na forma digital, a TIM sempre respeita suas datas de vencimento e segue um cronograma que nem todos os clientes fazem ideia de como funciona. 

A conta deve ser entregue em até cinco dias antes de vencer a fatura, de modo que os canais de atendimento estão à disposição dos usuários para solicitar uma 2ª via ou ter acesso ao código de barras. 

Há seis opções de datas de vencimento disponíveis para os assinantes dentro de cinco ciclos de faturamento, que é o período ao qual a operadora considera o seu consumo para envio da conta. 

Cada opção de vencimento tem a sua data de corte, ou seja, o dia que marca o fim de um ciclo e início do próximo, como pode conferir a seguir: 

  • ciclo 1 — vencimento no dia 7 e data de corte no dia 14;
  • ciclo 2 — vencimento entre os dias 10 e 12, com data de corte no dia 19;
  • ciclo 3 — vencimento no dia 15 e data de corte no dia 25;
  • ciclo 4 — vencimento no dia 20 e data de corte no dia 1;
  • ciclo 5 — vencimento no dia 25 e data de corte no dia 7.

Vale mencionarmos também sobre a pró-rata, que é um valor proporcional aos dias em que você utilizou o plano contratado, visível na conta em casos de ativação ou desativação de promoções, migrações e serviços fora do ciclo de faturamento. 

Seu cálculo é muito simples, pois corresponde ao valor mensal do que contratou dividido pela quantidade de dias do primeiro mês e multiplicado pelo número de dias que usou.

Quais são as formas de pagamento? 

Não é vantagem alguma para TIM que você não pague a fatura, portanto, terá inúmeras oportunidades de quitar seus valores e utilizar seus planos e serviços adicionais de forma tranquila. 

Se você prefere o modo clássico de pagamento via boleto bancário, pode muito bem pegar o código de barras que fica no fim da fatura e resolver o débito pessoalmente no banco, na casa lotérica ou, no conforto do seu lar, via internet banking. 

Em planos pós-pago como TIM Pós, TIM Pós Promo, Da Vinci, TIM Liberty ou TIM Liberty TOP, existe a possibilidade de cadastrar a sua fatura para pagar no cartão de crédito, seja por meio do app Meu TIM, seja em lojas físicas. 

As bandeiras aceitas para a transação via cartão são Mastercard, Visa, Amex, Diners Club, REDE e Elo, portanto fique de olho nessa informação antes de mudar seu cadastro. 

Agora se você tem sérias dificuldades em lembrar da fatura TIM e deixa para pagar a conta sempre com atraso, cadastre seus dados na opção de débito automático

Além de ter a segurança de ficar em dia com os valores cobrados pela operadora, dependendo do plano e da promoção, você ainda dispõe de benefícios exclusivos. 

Veja que não há segredo algum em relação à fatura TIM, sendo apenas necessário ficar de olho nos informativos, datas de vencimento e, obviamente, nos valores a serem pagos. 

Esse texto te ajudou? Então, aproveite e compartilhe o post em suas redes sociais para os seus amigos se informarem!

Compare e escolha

Quer encontrar um plano com mais internet para o seu celular?

Conheça o nosso Comparador de Planos
Saiba mais

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.