dicas09/06/2020 Leitura de 4 min

6 dicas para fazer uma compra segura pela internet

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Compra segura pela internet: casal usando cartão de crédito e olhando notebook

Já faz tempo que as compras online são uma realidade. Entre e-commerces, nome dado para as plataformas de lojas virtuais, e aplicativos de entrega o Brasil é o terceiro país onde os consumidores mais compram pela internet. Além disso, independente da situação de instabilidade econômica vivida recentemente, o e-commerce brasileiro apresentou crescimento de mais de 22% no último ano, alcançando um faturamento de R$75,1 bilhões. Ou seja, adquirir produtos pela web é uma tendência que veio para ficar.

Porém, com o aumento da demanda, aumentaram também os relatos de pessoas que sofreram golpes realizando esse tipo de transação. Uma pesquisa feita pela Minsait, divisão de negócios de uma das maiores empresas de tecnologia e consultoria do mundo, mostrou que quase 40% dos brasileiros ainda se sentem desconfortáveis, pois não sabem fazer uma compra segura pela internet. 

Apesar disso, é possível adquirir produtos no ambiente digital de forma segura e é o que vamos mostrar neste conteúdo. Fique conosco e confira as 6 principais dicas para fazer suas compras online tranquilamente. 

1. Escolha sites que sejam confiáveis

Assim como é comum acontecer em lojas físicas, procure por lojas conhecidas e confiáveis antes de fazer compras pela internet. Além disso, jamais faça uma transação em links recebidos de fontes e contatos desconhecidos. E por que isso é tão importante? Porque são muitos os casos de criminosos que disparam links com indicações de promoções em sites desconhecidos, o que acaba fazendo com o que o consumidor seja induzido ao erro e conceda acesso aos seus dados pessoais e bancários. 

Portanto, sempre dê preferência para lojas que tenham popularidade e que sejam notadamente reconhecida entre o público que costuma adquirir produtos online para fazer a sua compra segura. Assim, as chances de cair golpes serão drasticamente reduzidas. 

2. Verifique a segurança do site

Outra ação recomendada, e que complementa a dica anterior, é de sempre verificar a segurança de uma página ao decidir fazer compras pela internet. Antes de iniciar qualquer pedido, veja se na barra de endereço do navegador há o símbolo de um cadeado antes do código https://. Essa é uma das principais indicações de que a conexão do site é segura, ou seja, de que ele é um ambiente onde os dados dos consumidores não ficam expostos, dificultando assim o trabalho de hackers.

3. Baixe o app oficial das lojas

Outra forma de garantir a sua compra segura e bem sucedida é procurar pelos aplicativos oficiais das lojas na Google Play Store (Android) ou Apple Store (iOS). Além de muitas vezes ter uma navegação melhor, os apps representam também uma maneira de comprar com mais segurança no meio digital. 

Encontre a melhor opção

Procurando por um plano que cabe no seu bolso? A gente ajuda na sua escolha!

Ligue para nossos especialistas
0800 591 0744

4. Pesquise como é a reputação do site

É sempre importante verificar o que outras pessoas estão falando sobre a sua experiência de compra nas lojas online. Muitas vezes é justamente durante esse tipo de pesquisa que se torna possível verificar reclamações e denúncias contra lojas que já apresentaram problemas com outros consumidores. 

Sendo assim, busque conhecer mais sobre os serviços que são prestados pelos e-commerces antes de fazer uma compra segura pela internet. Para ajudar nesse processo, tanto os órgãos de defesa do consumidor e Procon quanto em empresas especializadas na divulgação de reclamações de clientes, como o Reclame Aqui, reúnem informações confiáveis e que podem ajudar o cliente a fazer uma compra mais segura.

Além disso, é possível ter uma ideia como é a reputação de uma loja através dos comentários que as pessoas deixam nos perfis oficiais nas redes sociais e também nos chamados reviews, que ficam sempre expostos na página da maioria dos produtos que estão a venda na internet. 

5. Procure por lojas certificadas

Outra forma de garantir que um site realmente é confiável e que sua compra segura será realizada é verificando se o mesmo possui selos, como o Ebit. O Ebit é um sistema de certificação que tem como principal objetivo ajudar o consumidor a escolher as lojas com melhores reputações na meio digital.

Para ganhar um selo Ebit, que pode ser bronze, prata, ouro ou diamante, o site passa por uma avaliação criteriosa que envolve quesitos, como pesquisas referentes ao serviço de entrega, índice de satisfação após a compra, segurança e sigilo no tratamento das informações dos clientes, entre outros. Logo, ao fazer uma compra em qualquer loja com esse tipo de certificado, o cliente tem a garantia da credibilidade e confiabilidade desses e-commerces. 

6. Utilize um dispositivo seguro para fazer compras pela internet

Jamais utilize um computador público para efetuar uma compra online. Isso porque, esses equipamentos podem estar contaminados por vírus, que entre outros transtornos podem fazer com que todas as suas informações pessoais sejam roubadas por terceiros. 

Portanto, para fazer uma compra segura e sem riscos, o ideal é que seja realizada em dispositivos de uso próprio, como celular, notebook ou tablet. Além disso, contar com um bom antivírus instalado nesses equipamentos podem garantir ainda mais a sua segurança, uma vez que esses softwares são especializados em barrar qualquer tipo de ameaças e ataques de hackers.

Fazer compras pela internet é uma ótima forma de economizar, visto que é possível pesquisar pelos melhores preços sem sair de casa. E agora, com todas as informações de que apresentamos ao longo deste texto, ficou ainda mais fácil comprar com segurança nas lojas online, não é mesmo? 

Compartilhe essas dicas com seus amigos e familiares nas suas redes sociais e ajude a divulgar para ainda mais pessoas como é possível estar seguro comprando na internet.

Compare e escolha

Quer encontrar o plano de celular ideal?

Confira o nosso Comparador de Planos!
Saiba mais
dicas/compra-segura
00
LinkedinWhatsapp