Dicas

Atualizado em
Leitura 4 min

Como fazer chamada de vídeo?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Chamada de vídeo: grupo de pessoas conversa pelo computador

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, a internet tem sido uma das ferramentas mais importantes para a comunicação entre as pessoas. Entre as diferentes formas de estar em contato com amigos, familiares e colegas de trabalho, as chamadas de vídeo merecem um destaque.

Contudo, nem todo mundo tem afinidade com esse recurso, o que deixou muitas pessoas perdidas. Para ajudar a resolver esse problema, trouxemos, neste artigo, informações importantes que v]a ajudar você a entender como funciona uma videochamada, quais são os aplicativos que fazem esse tipo de transmissão de forma gratuita e, ainda, qual é a relação de tudo isso com a qualidade da sua conexão com a internet. 

Como funciona a chamada de vídeo?

A chamada de vídeo tem um funcionamento muito simples de compreender. Em resumo, ela segue a mesma lógica de uma ligação telefônica normal, onde existem duas ou mais pessoas conectadas entre si. A diferença é que, além das vozes, as imagens são transmitidas para todos os participantes, de forma simultânea e em tempo real.

Para isso, podem ser utilizados celulares, computadores, notebook, tablets ou equipamentos específicos para videoconferências. É importante que todos eles contem com um câmera, microfone e acesso à internet.

Leia também: Conheça 7 apps para fazer chamada de vídeo!

Quais aplicativos fazem videoconferência?

O mercado oferece inúmeras opções de aplicativos e programas que permitem a realização de chamadas de vídeo. Cada um tem suas características e limitações que precisam ser observadas, conforme exemplificamos abaixo.

WhatsApp

O WhatsApp é um dos aplicativos mais conhecidos e utilizados no mundo todo, no Brasil, em especial. Ele permite a realização de videochamadas com até 8 participantes e é ideal para falar com amigos e familiares. É importante ressaltar que é preciso ter o número de telefone dos participantes para incluí-los na chamada.

Facebook Messenger

O Messenger é o aplicativo de mensagens do Facebook e tem uma capacidade um pouco mais robusta, permitindo grupos de até 50 pessoas em uma mesma chamada de vídeo. para isso, basta criar um grupo e clicar no ícone de câmera que fica no canto superior direito da tela. Apenas a imagem de quem está falando é exibida para garantir uma boa experiência durante a transmissão.

Instagram

No Instagram, as videochamadas só podem ser realizadas pelo celular, já que utiliza o Direct Messenger que não está disponível em outras plataformas. É possível conversar com até 6 pessoas que devem ser usuárias do aplicativo. 

Facetime

O Facetime é o aplicativo de chamadas da Apple e funciona nos dispositivos da marca, tais como o iPhone, Mac e iPad. É possível incluir até 32 pessoas em uma mesma chamada de vídeo, o único ponto de atenção está na versão do sistema operacional de cada dispositivo que precisa suportar os vídeos em grupo. Aqueles com versões mais antigas podem ingressar na conversa, mas apenas via áudio.

Google Duo

O Google Duo é o aplicativo de videochamadas da Google que, inicialmente, permitia apenas chamadas simples, entre duas pessoas. Recentemente, esse limite foi ampliado para 8 pessoas, tal como no WhatsApp. Outra semelhança com o concorrente é que o aplicativo utiliza o número de telefone para estabelecer a conexão.

Skype

O Skype é um dos softwares mais antigos para a realização de chamadas e videochamadas por meio da internet. Nele, é possível reunir até 50 pessoas, compartilhar a tela para realizar apresentações ou mesmo deixar o encontro gravado para ser assistido posteriormente. É muito utilizado no meio corporativo.

Meet (ou Hangouts)

O Meet (antigo Hangouts) faz parte do G-Suite, um grupo de aplicativos da Google voltados para o dia a dia de um escritório. Ele pode ser utilizado em diversos dispositivos e comporta até 10 pessoas em uma chamada de vídeo. Por ter esse caráter mais profissional, o app conta com recursos vários recursos de compartilhamento de arquivos que são muito úteis na rotina de empresas.

Zoom Cloud Meetings

O Zoom Cloud Meetings é um aplicativo de videoconferências americano, voltado para reuniões de trabalho. Seu grande diferencial é de suportar até 100 pessoas em uma mesma chamada, em sua versão gratuita, mas pelo tempo máximo de 40 minutos. 

Para quem tem uma demanda de reuniões mais frequente e robusta, é um excelente investimento, já que pode contar com até 500 pessoas por chamada por tempos mais longos de duração. O único ponto de atenção é lembrar que a cobrança é realizada em dólar, então, muito cuidado.

Preciso de boa conexão de internet para ligar com vídeo?

Sim! Por melhor que seja o aplicativo utilizado, a qualidade da conexão com a internet precisa ser boa para que a videochamada não apresente problemas de áudio ou de vídeo. confira os detalhes, a seguir.

Qualidade do vídeo

O vídeo representa a maior parte do volume de dados consumidos em uma videochamada, já que as imagens são transmitidas em tempo real. Em situações de internet de baixa velocidade ou com pouca capacidade de dados, a qualidade do vídeo é o primeiro fator a ser afetado, gerando travamentos na imagem.

Qualidade do áudio

Apesar de ser mais leve, o áudio também sofre interferência conforme a qualidade da conexão. Assim como acontece com o vídeo, o áudio pode passar por interrupções que prejudicam o entendimento da fala do participante e, consequentemente, pioram a experiência da chamada para todos. 

Por isso é tão importante contar com um plano de internet de qualidade, que comporte o volume de dados que serão utilizados ao longo do mês, sem que haja perda ou enfraquecimento da conexão. Em atividades comuns do dia a dia, essas falhas podem ser imperceptíveis, mas, durante uma videoconferência, pode causar muitos problemas.

A chamada de vídeo se tornou um dos recursos mais importantes para que as pessoas sigam se comunicando durante o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. Seja para matar um pouco da saudade de amigos e familiares, seja para realizar atividades profissionais, essa será uma prática que permanecerá na rotina das pessoas, mesmo após a crise.

Se você gostou do artigo e entendeu a importância de contar com uma conexão veloz e de qualidade para se comunicar com o mundo, aproveite para saber, neste outro post, qual é a melhor internet fixa do país.

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.

dicas/chamada-de-video
4.620