Comparativos

Atualizado em
Leitura 3 min

Qual a melhor opção para o seu uso: PC ou notebook?

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Homem segurando placa pensativa com ponto de interrogação

Os computadores e os notebooks são dois equipamentos que se assemelham quanto à funcionalidade, mas que diferem na praticidade e até mesmo, na capacidade técnica. Portanto, entender seus os objetivos de uso podem ajudar na escolha entre pc ou notebook.

Enquanto o PC tem uma base fixa e muitas vezes pesada, o notebook é móvel e pode ser transportado para qualquer lugar com facilidade. Avaliar os prós e contras, considerando o custo-benefício é um primeiro passo para chegar na melhor resolução para sua necessidade.

Neste post vamos ajudar você a analisar sobre a compra de um PC ou notebook. Continue lendo para ter um bom embasamento e acertar na hora de fazer o investimento!

O que observar antes de escolher entre computador ou notebook?

Você precisa adquirir um computador e ainda não sabe se deve escolher um PC ou notebook? Antes de tomar a decisão e desembolsar o dinheiro, é essencial observar os principais aspectos sobre a compra de um equipamento. 

A finalidade de uso e as especificações, são fatores determinantes para definir sobre as duas opções. Especificações como memória, velocidade e processador devem entrar como critério de análise se você pretende armazenar arquivos ou acessar diversos links de internet ao mesmo tempo — o bom desempenho faz uma grande diferença nos resultados

Para ter certeza e satisfação em relação ao produto, analise com calma as vantagens e desvantagens de um computador e de um notebook. Depois disso, você sentirá mais segurança para avançar na sua compra.

Vantagens de um PC

Facilidade de atualizações

As atualizações nos computadores são menos complexas de serem realizadas quando comparadas a um notebook. O número maior de componentes e o espaço no HD podem facilitar o processo — as peças são mais fáceis de serem encontradas, assim como a mão de obra especializada.

Maior potência

O processador, a memória e as placas do PC são maiores e, no geral, oferecem maior potência em serviços que englobam a geração de dados gráficos, por exemplo. Se você vai produzir arquivos que exigem mais desses componentes, o computador leva vantagem.

Montagem descomplicada

Embora o recomendado seja recorrer à ajuda profissional, com um conhecimento médio você pode montar ou desmontar o seu PC para limpeza, ou trocar um componente. Será bem mais difícil em um notebook e você corre o risco de danificar o equipamento.

Desvantagens de um PC

Base fixa

Se a ideia é ter um computador à disposição em qualquer lugar, o PC não é o mais recomendado, pois, até a mudança de um espaço para outro dá trabalho, devido à quantidade de itens que compõem o todo o equipamento.

Consumo de energia

Os gastos com a energia elétrica são maiores com o uso de um PC em relação ao notebook. Você pode calcular uma média de duas a três vezes mais o valor correspondente, na conta de luz.

Ocupação de espaço

São muitos itens — CPU, monitor, teclado, mouse, estabilizador — e se você não tiver um bom espaço, pode ser que o PC se torne um problema. Planeje bem o ambiente para evitar o desgaste de não ter lugar para colocar seu equipamento.

Vantagens de um notebook

Transporte fácil e prático

Você pode levar seu notebook para onde quiser e não terá problemas com o transporte. Além de compacto é um equipamento mais leve, sem muitos acessórios, pois teclado e mouse são embutidos.

Em casa, você pode trabalhar em qualquer cômodo, com a internet funcionando, inclusive, por wifi. Se for viajar, você precisará apenas de uma bolsa ou mochila, sem ocupar muito espaço.

Maior Durabilidade

O notebook tende a uma vida útil mais longa, porque, a menos que você tenha um problema específico, dificilmente terá que fazer troca das peças com frequência. É claro que para jogos, chamadas de vídeos ou aplicativos que utilizam um volume maior de imagens, pode ser necessário realizar um upgrade.

Desvantagens de um notebook

Atualizações complexas e caras

Esse é um ponto de vulnerabilidade do notebook. Se for necessário realizar alguma atualização, o serviço é mais complexo, demanda mais tempo e pode não ser barato. As peças são mais caras e a mão de obra também.

Duração da bateria

Enquanto o PC precisa de energia elétrica em todo o tempo de funcionamento, o notebook conta com a bateria para segurar até cerca de 1h30 sem precisar ligar na tomada. Acontece que, com o tempo, o desempenho pode diminuir e a desvantagem é que você terá que fazer a troca ou manter boa parte do tempo ligado na energia.

Menor desempenho

A potência de um notebook pode ser menor que a de um PC e apresentar um subdesempenho, sobretudo, para quem utiliza editores de imagens e vídeos. Se esse é o seu caso, pode não ser a opção ideal.

O processador e a memória de um notebook são diferentes dos utilizados no PC e somente vão oferecer uma performance satisfatória se o uso estiver atrelado a navegações simplificadas na internet, edição de textos e planilhas.

PC ou Notebook: qual é a melhor escolha? 

O computador, composto de CPU e tela, ocupa um espaço maior, exigindo instalação fixa e energia elétrica. Já o notebook dispõe de uma bateria, que quando carregada, suporta até cerca de 1h30 sem precisar ligar na tomada, podendo ser usado sobre a mesa do escritório ou a bancada de uma lanchonete.

Vamos imaginar que você queira investir em um equipamento que será utilizado por mais de uma pessoa. Nesse caso, o notebook se torna inviável, pois, nem sempre estará disponível para acesso de todos.

Se a ideia é tornar o uso pessoal e único, para trabalho, estudo ou até mesmo entretenimento, o PC deixa de ser a opção ideal, pois, certamente, em uma viagem, reunião do trabalho, apresentação da escola ou acompanhamento da série favorita, você desejará ter seu notebook disponível.

Então lembre-se, para fazer a melhor escolha, saiba qual é a finalidade de uso que você quer priorizar e, então considere as vantagens e desvantagens de cada equipamento. Assim você estará mais próximo da escolha ideal.

Curtiu o post? Compartilhe nas suas redes sociais e permita que mais pessoas também saibam o que observar, antes de efetivar a compra de um PC ou notebook!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.