Como bloquear ligações de telemarketing: saiba aqui como fazer!

Internet fibra ótica ultra rápida com telefone e TV de qualidade?
Ligue para a Vivo já!

0800 591 2693
Bloquear ligações de telemarketing

Segundo a Anatel, ao menos um terço das ligações indesejadas são de empresas de telecomunicações. A maioria delas, com ofertas para o consumidor. Mas não é nenhuma novidade que muita gente não gosta desse tipo de contato, preferindo até bloquear os números que ligam.

Neste artigo, você vai saber como bloquear as ligações de telemarketing das operadoras. Confira!

Como bloquear ligações de telemarketing?

É mais fácil do que você imagina! Basta acessar o site Não me Perturbe, lançado por um pedido da Anatel às operadoras.

Após acessá-lo, você vai precisar inserir os dados para bloquear os números desejados. Eles vão ser compartilhados com as operadoras, depois que sua solicitação for finalizada.

Na última tela, vão aparecer os logos das operadoras cadastradas. É só selecionar quais você quer bloquear, e pronto. Seu número não estará mais na lista delas.

Vale lembrar que as operadoras têm um prazo de 30 dias para retirar, de vez o seu número da lista delas. Então, se você receber alguma ligação nesse período, não se assuste, o seu cadastro deu certo, só está sendo processado.

As operadoras que entrarem em contato depois dos 30 dias, podem ser multadas, em até R$50 milhões. Então, se isso acontecer, reporte para à Anatel, enviando seu histórico de chamadas, e os outros dados que ela pede, para oficializar sua reclamação.

Quais dados preciso inserir no Não me Perturbe?

Se você já criou o seu cadastro, com um e-mail e uma senha, então está na hora de inserir outros dados, que vão ajudar a identificar o seu número.

São apenas 4 campos, o que torna o processo bem ágil e pouco burocrático. Dá só uma olhada:

  • Nome completo
  • CPF
  • E-mail
  • Número que não quer receber ligações indesejadas

O bloqueio só vale para empresas de telecomunicação?

Sim, se fizer pelo Não me Perturbe. O Procon também tem a sua lista, que é mais genérica, o que limita um pouco sua efetividade, mas ela aceita todo tipo de empresa, inclusive bancos.

Entre as empresas válidas para o bloqueio no Não me Perturbe, estão:

  • Claro NET
  • Sercomtel
  • SKY
  • Vivo
  • TIM
  • Nextel
  • Oi
  • Algar

Se alguma dessas está te incomodando, entre agora mesmo no Não me Perturbe, e faça o bloqueio.

Me cadastrei e me ligaram, o que faço?

Nesse caso, podem ser duas situações diferentes. Se você efetuou o seu cadastro há menos de 30 dias, então não precisa se preocupar. A operadora tem esse prazo para tirar seu telefone da lista.

Mas se te ligaram depois de 1 mês, então, a operadora está passiva de multas de até R$50 milhões. Entre em contato com a Anatel e faça uma reclamação, anexando seu histórico de chamadas.

Vale lembrar que esse bloqueio de ligações só é garantido se você não tem dívidas, em aberto, com a operadora. Nesse cenário, ela pode entrar em contato com você para resolver a pendência ou, até mesmo, repassar seu número para uma empresa secundária realizar a cobrança.

Posso fazer o bloqueio de ligações por um aplicativo?

O site Não me Perturbe não oferece nenhum aplicativo para este tipo de serviço. Se você vir algum semelhante, não baixe ou envie seus dados, de maneira nenhuma.

Ele também, em momento nenhum, pede os seus dados bancários ou rendimentos mensais. Então, faça o bloqueio apenas pelo site oficial, o nãomeperturbe.com.br.

Como bloquear promoções de bancos?

Pelo Não me Perturbe, só podem ser bloqueados contatos de operadoras de telecomunicação. A (Fundação de Proteção do Consumidor), o Procon, é quem oferece essa opção. Na lista dele, você pode citar qualquer empresa que esteja te ligando sem parar.

Vale lembrar que o Procon tem várias ramificações, cada uma atuando na sua região. Então, procure o da sua cidade para sua chamada ser, de fato, efetiva.

Para bloquear as ligações de telemarketing pelo Procon, separe os seus números, que não devem receber as ligações, e cadastre eles no campo ‘’Cadastro para Bloqueio de Ligações de Telemarketing’’. Depois, é só seguir o passo a passo e o processo estará finalizado.

Posso cadastrar mais de um número no bloqueio?

Sim, você pode bloquear ligações de telemarketing de números diferentes. É só iniciar um processo novamente, informando os mesmo dados de antes. Na realidade, é possível inserir quantas linhas quiser bloquear.

Apenas não repita o processo com a mesma linha, já que isso pode causar divergências no sistema. As operadoras devem tirar o seu contato em, no máximo, 30 dias, depois disso, vão ser penalizadas. Então, se te ligarem dentro desse período, desconsidere.

Quer ligar e escolher o seu plano?

Veja aqui as melhores ofertas de celular, e escolha a que mais faz sentido para você:

Nessas páginas, você encontra o que as operadoras oferecem de melhor. Não deixe de ver!