Celular

Atualizado em
Leitura 3 min

Controle x Pré-pago: prós e contras para celular

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Mulher com o celular na mão e pensando.

As empresas de telecomunicação, atualmente, oferecem inúmeros planos para cada tipo de usuário, desde aqueles que só desejam realizar ligações, até para quem precisa navegar pela internet sem se preocupar com o limite de dados. 

Claro, Net Celular, Nextel, Oi, TIM, Vivo e muitas outras operadoras de telefonia do país apresentam oportunidades de planos para facilitar a comunicação das pessoas no cotidiano. Contudo, ao procurar um serviço compatível com nossa necessidade é comum nos depararmos com categorias que podem causar dúvidas na hora de escolher. Controle ou pré-pago?

Está em dúvida entre qual modalidade escolher? A seguir, para ajudar na sua busca, reunimos o que significa cada categoria de plano e apontamos os prós e contras de cada uma.

Controle ou pré-pago, o que é cada um?

As operadoras de telefonia móvel apresentam diferentes modelos de planos, em que os clientes escolhem, de acordo com o seu uso diário, qual desejam contratar. Os modelos mais comuns são o controle e o pré-pago. No entanto, eles têm diferenças significativas que devem ser observadas para decidir qual é o ideal.

Plano pré-pago

O plano pré-pago consiste na compra de créditos antes de usar os serviços de internet, telefonia e SMS, ou seja, é necessário realizar uma recarga de determinado valor para poder utilizar. Para isso, existem algumas maneiras, como ir até um ponto de venda credenciado para compra dos créditos, por SMS ou realizar de maneira on-line a partir do aplicativo da empresa de telefonia. Uma dica importante é consultar cada operadora para saber as formas de recarregar.

A contratação do plano pré-pago é bem fácil. O interessado deve comprar um chip da operadora e realizar o cadastro na central de atendimento, onde escolherá o pacote.  

Vantagens do plano pré-pago

Para usar os serviços dos planos pré-pago é necessário realizar uma recarga prévia, isso facilita no controle de gastos, sendo que você avalia quanto pode colocar de créditos de acordo com seu planejamento.

Um ponto que deve ser destacado é a ausência de vínculos com contratos, ou seja, não é necessário fidelizar um contrato de determinado tempo para receber os serviços da telefonia, basta ter o chip e recarregar quando desejar. A escolha do pacote pode ser feita de forma remota, ligando para os números de atendimento da operadora.

Muitas operadoras de celular, atualmente, trazem aos clientes pré-pago a vantagem de usar as redes sociais sem gastar os créditos. É permitido, dessa forma, compartilhar fotos, vídeos e vários conteúdos sem descontar na franquia.

Mais um aspecto importante para ser apontado é a facilidade em mudar o pacote contratado a cada recarga feita no celular. Com isso, você escolhe aquele que mais se adapta ao seu consumo diário.

Desvantagens do plano pré-pago

Um dos principais contras deste plano são as constantes recargas que devem ser realizadas e o tempo de validade dos créditos. Sempre que a recarga acaba, é preciso colocar mais créditos. E ainda em relação a essa situação, cabe destacar que quanto menor o valor de crédito colocado, menor será sua validade. 

Em relação aos outros modelos de planos, este é o que apresenta maior desvantagem para usuários frequentes da internet. Por ter menos dados disponíveis, a navegação torna-se limitada e precisa ser constantemente verificada para saber se está próximo de atingir o máximo da franquia. 

Dentro dos planos pré-pago, normalmente, os preços e as taxas cobrados para internet, ligações e SMS são maiores, quando comparados ao plano controle, por exemplo. É ideal, por isso, realizar uma comparação entre planos da mesma operadora e de diferentes, com o objetivo de ver qual é o mais interessante.

Plano Controle

No plano controle, o contratante compra um pacote de dados de internet, telefonia e SMS estabelecidos pela operadora. Assim, ao final do mês, a fatura recebida apresentará o preço combinado na contratação.

Vantagens do plano controle

Se você busca por um valor fixo mensal, este é o tipo de plano indicado para você. Assim, não haverá nenhuma surpresa ao abrir a fatura, já que o plano segue o preço pré-definido. 

Outro benefício para quem adquire é a economia, uma vez que se torna mais interessante adquiri-lo ao invés do plano pós-pagos, modelo em que os custos adicionais são acrescidos na fatura após atingir o limite do pacote contratado.

No plano controle é possível gerenciar o acesso a cada serviço e suas quantidades, por isso, essa modalidade é ideal para pais e responsáveis monitorar o acesso de crianças e adolescentes.

Atualmente, muitas operadoras de telecomunicação firmaram parcerias com plataformas de streaming multimídia, como Netflix e Spotify, aplicativos de delivery e muitos outros, sem descontar na franquia de dados de internet. Acrescenta-se, ainda, que algumas operadoras disponibilizam acesso às principais redes sociais sem reduzir a franquia de internet. Vale a pena checar estes bônus oferecidos pelas empresas em cada pacote.

Desvantagens do plano controle

Para quem utiliza muito o smartphone diariamente, seja para trabalhar ou se divertir, ter a quantidade de internet limitada pode acabar se tornando um problema. Para ter mais internet, por exemplo, é necessário contratar um pacote mais caro, o que pode complicar o orçamento do mês.

Quando se atinge o fim da franquia, é permitido contratar um pacote extra como alternativa. Isso pode ser vantajoso para alguns e desvantajoso para outros, em razão de vir um valor a mais na próxima fatura, contudo, os serviços serão expandidos e não vão te deixar impossibilitado de utilizá-los.

É preciso considerar também que, constantemente, deve-se supervisionar a quantidade de dados e demais serviços já consumidos por meio do aplicativo da operadora. Com isso, os imprevistos serão reduzidos e você saberá se seu pacote vai dar ou não até a próxima renovação. 

Ao contratar um plano controle ou pré-pago, observe quais são os serviços que precisa 

Se você é um usuário que consome poucos dados na navegação da internet, realiza uma quantidade moderada de chamadas e deseja gastar pouco, o plano pré-pago é o mais recomendado. Também cabe àqueles que têm um uso irregular que alterna a cada mês, ora gastando mais, ora menos ligações, SMS e internet.

Caso você precise de mais dados móveis de internet em seu smartphone, quer ter ligações ilimitadas ou enviar muitas mensagens de texto, o aconselhado é investir em um plano controle. Haja vista que, hoje, existe uma variedade de planos com diferentes benefícios.

E você já identificou qual é o melhor plano para seu dia a dia? Use o Comparador de Planos de Celular e conheça qual operadora, benefícios e valor se adéquam às suas necessidades.

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.