Celular

Atualizado em
Leitura 3 min

Planos controle x pós-pago: confira prós e contras!

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Moça sinalizando dúvida com as mãos, segurando um celular.

O celular pré-pago não foi o primeiro tipo a existir, mas é o mais popular e por isso todos sabemos como funciona, não é? A dúvida pode aparecer mesmo é quando falamos em planos controle e pós-pago. Afinal, eles funcionam de maneiras parecidas, apesar de algumas diferenças importantes entre cada um deles.

As melhores operadoras de celular oferecem uma variedade de promoções na tentativa de agradar seus consumidores. Porém, é bem verdade que essa variedade toda pode nos deixar com dúvidas e, até mesmo, pagando a mais sem necessidade. Por isso, é importante entender bem sobre os planos controle e pós-pago.

Neste post você aprenderá de uma vez por todas qual a diferença entre um celular controle e um pós-pago. Confira nosso post, boa leitura!

Entenda o plano controle para celular

O plano controle tem esse nome justamente porque ele permite um maior controle sob os valores de uso contratados. Muitos costumam dizer que ele é um meio termo entre os planos pré e pós-pagos, pois você recebe uma conta e pode acrescentar créditos na sua linha também. Para entender melhor, confira os tópicos abaixo!

Como funciona o plano controle de celular?

Nesta modalidade você contrata por um preço fixo a quantidade de minutos falados e minutos navegados (internet móvel), além dos envios de SMS e outros serviços. Sua conta será todo mês com o mesmo valor e, se você exceder o que foi previsto de uso, perderá acesso aos serviços.

Aqui vem o grande lance do plano controle, você pode acrescentar créditos como no pré-pago e continuar usando sua linha tranquilamente. Por exemplo, digamos que você escolha o plano controle da Claro mais básico do momento, nele você tem direito a:

  • 2,5 GB de internet móvel;
  • ligações locais ilimitadas de fixo para outro fixo ou celular de qualquer operadora, desde que utilize o código 21;
  • SMS à vontade para qualquer operadora;
  • WhatsApp sem desconto da franquia de dados (exceto chamadas VoIP).

Neste caso, se você usar todo seu plano de 2,5 GB para internet, só poderá acessar os dados móveis novamente quando virar seu ciclo de faturamento ou quando acrescentar créditos pré-pagos na linha.

Quais os prós e contras do plano controle?

Como prós, podemos dizer que o plano controle é indicado mais para quem navega muito pelas redes sociais, mas gosta de ter minutos de ligações para falar com as pessoas mais próximas. Além disso, quem gosta ou precisa controlar os gastos financeiros, essa é uma ótima modalidade para usar seu celular sem culpa alguma.

Já no lado contra, se você realmente não tiver controle sob seus gastos, pode acabar pagando mais caro que sua mensalidade apenas em créditos extras. Assim como, digamos que você não tenha como fazer uma recarga, caso precise usar sua linha, estará impossibilitado se tiver a franquia bloqueada até que vire seu ciclo.

Conheça o plano pós pago de celular

O plano pós-pago tem como característica principal o uso liberado de todos ou da maioria dos serviços que a operadora oferece. O pagamento também é diferente, sendo gerada uma fatura mensalmente com todos os gastos do ciclo em questão. Por ser uma mensalidade paga após o uso é que se dá o nome dessa modalidade. Veja mais abaixo outros detalhes!

Como funciona o plano pós-pago para celular?

O plano pós-pago é contratado mediante consulta aos órgãos de proteção ao crédito, sendo uma grande diferença em relação ao plano controle. Além disso, existem pacotes pré-fixados com os tipos de serviços ao qual você tem acesso e por qual preço. Um detalhe importante na contratação é que algumas operadoras oferecem descontos mediante número de linhas.

Uma promoção da Vivo, por exemplo, pode acomodar você e mais quatro dependentes para usarem até 70 GB de internet móvel e minutos locais de voz ilimitados para qualquer operadora. Além disso, você também terá:

  • ligações ilimitadas para qualquer Vivo fixo ou móvel do Brasil todo;
  • envio de SMS ilimitado para qualquer operadora;
  • Vivo Bis;
  • Vivo Avisa (não é cobrado).

Se pensarmos que o pacote individual oferece apenas 10 GB de uso de internet móvel ao mês e pelo valor equivalente a cerca de 35% do plano pós-pago para 5 pessoas, compensa e muito aproveitar esse tipo de promoção.

É interessante sempre lembrar que independentemente de ser um plano pós-pago da Tim ou um pós-pago da Claro, por exemplo, haverá uma fidelização de contrato. Essa fidelidade pode variar de operadora para operadora, mas geralmente é em torno de 12 meses consecutivos.

Um detalhe importante sobre a fidelização de planos pós-pago é que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) determina que ela não pode ser renovada automaticamente ao final do período. O período de fidelização também é estipulado como sendo no máximo de 12 meses consecutivos.

Quais os prós e contras do plano pós-pago?

No lado dos prós, você tem acesso ilimitado a qualquer tipo de serviço importante que queira e tenha contratado na sua linha. Isso garante que você continue falando e acessando à vontade, inclusive naqueles momentos que você mais precisa. É ideal para quem usa muito o celular, principalmente em família, pois pode aproveitar as promoções em grupo.

Como contra, o valor de acesso a todos esses serviços de maneira ilimitada pode gerar um gasto alto. Além disso, cada serviço extra que for necessário, como o roaming de dados e ligações, acaba tendo um custo extra bem salgado.

Saiba como fazer a sua escolha

Agora você já entende bem as diferenças, vantagens e desvantagens dos planos controle e pós-pago. Mas não seria legal se existisse uma forma de comparar todos os planos de todas as operadoras? Pois saiba que isso já deixou de ser apenas um sonho. A Portal de Planos traz para você o Comparador de Planos.

O funcionamento é bem simples:

  • acesse o Comparador de Planos;
  • coloque sua localização pelo CEP da sua região;
  • espere a página carregar e depois faça a seleção dos valores na barrinha da esquerda;
  • escolha qual sua faixa de dados desejada;
  • selecione a ou as operadoras que você quer;
  • indique os tipos de planos que preferir, como o controle ou pós-pago.

Seja o plano controle, seja o plano pós-pago, qualquer uma das grandes operadoras pode oferecer aqueles serviços que você mais procura. Porém, você não deve contratar o primeiro que aparecer, faça sua pesquisa usando nosso Comparador de Planos.

Acesse agora mesmo e use o Comparador de Planos de celular para ajudar na sua decisão!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.