Internet fibra ótica ultra rápida com telefone e TV de qualidade?

Ligue para a Vivo já!

0800 878 2312
Google PlusLinkedin

O Bluetooth pode parecer uma tecnologia antiga e ultrapassada, mas ele está presente em diversos dispositivos que utilizamos hoje em dia. Além de nos livrar de inúmeros fios e cabos, ele nos ajuda em muitas tarefas com dispositivos móveis, incluindo smartphones, carros, computadores, videogames e até mesmo objetos inteligentes. 

Confira o que é o Bluetooth, suas diversas funcionalidades e como utilizá-lo de maneira segura!

O que é Bluetooth?

O Bluetooth é uma tecnologia de conexão sem fio que permite aos dispositivos trocarem dados entre si, funcionando como uma “ponte”. Aparelhos como smartphones, fones de ouvido, computadores, caixas de som, mouses e relógios, por exemplo, podem se conectar utilizando o Bluetooth, sem a necessidade de cabo ou suporte físico.

A transmissão de dados acontece por meio de radiofrequência e dispõe de um baixo consumo de energia. Em 2016, foi criada a versão 5.0 do Bluetooth, que passou a suportar uma distância de 40 metros entre os dispositivos, além de aumentar a velocidade e qualidade da transmissão dos arquivos. 

Como posso usar essa tecnologia?

Logo após o seu surgimento, o Bluetooth era muito utilizado para transmitir arquivos de mídia entre celulares. Hoje, no entanto, essa tecnologia oferece diversas funções para facilitar o nosso dia a dia, muitas ainda pouco utilizadas. 

Conectar o celular ao carro

Uma das principais possibilidades é conectar o smartphone ao carro. Desse modo, é possível ouvir músicas e assistir vídeos no alto-falante do próprio aparelho ou de aplicativos, como Spotify ou Youtube; realizar ligações no viva-voz; ouvir e narrar mensagens de texto, além de utilizar aplicativos de GPS no sistema de navegação do automóvel, como Waze e Google Maps.

Conectar aparelhos ao computador e videogame

Atualmente, todos os acessórios para PC e videogame estão disponíveis em versões sem fio. Mouse, teclado, impressora e fone de ouvido são os principais dispositivos que utilizam o Bluetooth para se conectar ao computador. Já os controles e gamepads também usam a tecnologia para se conectar ao console. 

Controlar dispositivos inteligentes

Muitos dispositivos usados em casas inteligentes podem ser controlados remotamente por meio da conexão Bluetooth. Você pode utilizar o seu smartphone para ligar ou desligar a luz da sua casa ou controlar a fechadura inteligente da porta, por exemplo, utilizando apenas a tecnologia sem fio.

Compartilhar uma conexão móvel

Outra função pouco conhecida do Bluetooth é o chamado “Tethering”, que se resume no compartilhamento de uma conexão de dados móveis do seu smartphone Android para outro smartphone, tablet ou computador. Para isso, é necessário parear o seu aparelho com o dispositivo que deseja mandar a internet e selecionar a opção “Usar para acesso à internet”. 

É seguro usar Bluetooth?

Assim como todas as tecnologias de comunicação, o Bluetooth pode apresentar falhas de segurança que, eventualmente, podem comprometer os dados dos usuários. Essa tecnologia já foi alvo de alguns ataques, como a recente falha Blueborne, descoberta em julho deste ano. Por meio dela, hackers conseguiram acessar diversos tipos de aparelhos e todas as funcionalidades da conexão sem fio.

Para prevenir possíveis invasões e vazamentos de dados, é necessário estar atento aos fundamentos de segurança do Bluetooth. Em primeiro lugar, o emparelhamento é o que permite a transmissão de dados, ou seja, é preciso que os aparelhos reconheçam uns aos outros para permitir o acesso. Assim, caso apareça alguma tentativa de emparelhamento que você não reconheça, não aceite a solicitação. 

Deixar o Bluetooth ligado o tempo inteiro e usar senhas padrão, como 1234, facilita muito a invasão nos aparelhos. Ainda que você o deixe no modo invisível, hackers conseguem encontrá-lo a partir de softwares específicos. Por isso, crie uma senha forte e segura e, se possível, mantenha a conexão desligada quando não estiver utilizando. 

Ao passo que a tecnologia evolui e se torna cada vez mais utilizada, a segurança se torna uma das questões de maior relevância para os usuários. Portanto, é essencial estar atento não somente às novas funções que o Bluetooth oferece, mas também às suas implicações e aos fundamentos de proteção dos dados.

bluetooth
00
Google PlusLinkedin