Santander Internet Banking: conheça os principais serviços e como utilizar!

Pessoa com celular na mão acessando o internet banking

Atualmente, quase todas as instituições bancárias já contam com um sistema de internet banking, ou seja, sites ou aplicativos de smartphone nos quais é possível realizar transações financeiras como pagamentos, transferências e investimentos, diretamente pela internet.

Essa alternativa se popularizou nos últimos anos graças ao avanço do acesso à internet. As principais razões pelas quais os clientes têm utilizado mais esse serviço são a praticidade em fazer a maioria das operações sem se deslocar até uma agência física, e também a segurança de realizar transações bancárias sem sair de casa.

Porém, muita gente ainda passa por algumas dificuldades na hora de se cadastrar no site ou app do banco e fazer as próprias transações. Por essa razão, neste artigo vamos te explicar como funciona o Internet Banking do Santander e tudo o que você precisa saber para começar a usar esse recurso. Confira!

Internet Banking Santander

A primeira versão do Internet Banking Santander foi lançada no ano de 1997. De lá para cá, o site sofreu inúmeras atualizações, com o propósito de facilitar o acesso dos usuários e melhorar o seu desempenho. 

Hoje em dia, os clientes já podem realizar quase todas as operações bancárias contando apenas com uma conexão de internet.

Como acessar o Internet Banking Santander

O acesso ao Internet Banking Santander pode ser feito pelo site do banco. Para acessar a conta, o usuário deve ter em mãos o número de seu CPF e uma senha especial para o internet banking. Em alguns casos, os clientes que utilizam smartphones podem substituir a senha numérica pelo uso da própria digital para desbloquear o acesso.

Em seguida, o usuário poderá realizar as movimentações desejadas apenas seguindo as indicações da plataforma, que tem um design intuitivo para facilitar as operações.

Cadastro no Internet Banking Santander

Pessoa se cadastrando no internet banking do Santander

Os correntistas do Santander que querem movimentar pela primeira vez suas contas no banco por meio da internet devem seguir alguns passos iniciais para começar a utilizar o recurso. Confira:

  1. Comece acessando o sitewww.santander.com.br;
  2. Em seguida, informe o seu CPF ou o do titular da conta a ser utilizada;
  3. Leia com atenção as condições gerais de uso do Internet Banking Santander e, caso esteja de acordo com todas as cláusulas, confirme;
  4. Preencha as informações solicitadas e prossiga. O banco deve então pedir que você crie uma senha de seis números que será utilizada em todos os canais online do Santander;
  5. Por fim, a página do internet banking deve solicitar um QR code, o qual precisa ser gerado pelo app do Santander em seu smartphone ou tablet.

Com o cadastro finalizado, basta clicar em “Acessar o internet banking”, preencher o campo da senha de acesso e começar a utilizar o serviço.

Acesso para não correntistas

Quem não tem uma conta corrente ativa no Santander, mas usa outros serviços da instituição, também pode usufruir das vantagens de utilizar o internet banking. 

Clientes que possuem conta poupança no banco podem acessar os serviços online da mesma forma que os usuários tradicionais. Já quem tem apenas cartão ou previdência Santander deve realizar o acesso pela página de não correntistas, encontrada pelo menu “Atendimento”.

Primeiro acesso

No primeiro acesso ao Internet Banking Santander, você vai precisar fazer o seu cadastro inicial, como explicamos no item Cadastro acima. Esse processo é rápido e pode ser feito diretamente da sua casa. 

Após ser concluído, você já poderá começar a usufruir da ferramenta e fazer as suas primeiras transações. Desde o seu primeiro acesso, é importante seguir algumas recomendações de segurança indicadas pelo banco, como manter o antivírus do computador sempre atualizado e nunca compartilhar informações sobre a sua conta Santander pelo telefone.

Senha de acesso

A criação de uma senha de acesso é essencial para a utilização dos serviços de internet banking Santander. Isso porque ela representa um recurso importante de segurança, que ajuda a garantir que a conta não seja invadida.

Essa senha será criada quando o usuário fizer o seu primeiro acesso ao site do internet banking e servirá para todas as vezes que o cliente desejar realizar uma transação online. Caso ele esqueça a senha, é possível criar uma nova pelo site, preenchendo alguns dados que serão solicitados.

Vale ressaltar que o acesso ao internet banking será bloqueado pelo Santander caso o usuário insira uma senha incorreta em três tentativas. Após o bloqueio, será necessário entrar em contato com a Central de Atendimento do banco para resolver a questão e solicitar um desbloqueio. 

Aplicativo do Santander Internet Banking

O Santander também permite que o acesso ao Internet Banking seja feito pelo aplicativo Santander, que deve ser baixado pela Play Store (em aparelhos com sistema operacional Android) ou App Store (em aparelhos da Apple, que utilizam o sistema iOS). 

Por meio dele, é possível realizar as mesmas operações que podem ser feitas pelo computador, inclusive controlar o cartão de crédito. Além disso, o app Santander oferece a função de ativar notificações no celular para que o usuário seja avisado cada vez que uma compra for efetuada ou que houver um novo depósito na sua conta, por exemplo. 

Dúvidas frequentes

Como consultar o saldo Santander pela internet?

Para consultar o saldo da sua conta corrente ou poupança através da internet, é necessário possuir cadastro no internet banking do Santander, acessar o site www.santander.com.br, selecionar Pessoa física ou Pessoa jurídica no canto superior da tela e colocar seus dados. Caso ainda não possua acesso, veja acima o tópico "Cadastro no Internet Banking Santander" e siga o passo a passo. Também é possível verificar seu saldo pelo app Santander, em uma agência Santander ou no banco 24 horas.

Como acessar o holerite online Santander?

Para quem já possui cadastro para acesso online do Santander, é só fazer login no internet banking com seus dados cadastrais, clicar na aba "Outros Serviços", clicar na opção "Holerite/Contracheque e clicar em "Consultar". Se você não possui cadastro no internet banking, veja nessa página o tópico "Cadastro no Internet Banking Santander".

Como gerar o cartão online Santander?

Acesse o app Way ou app Santander, clique em Cartão Online e insira sua senha do cartão físico. Clique em gerar cartão e pronto!

Como funciona o cartão online Santander?

Funciona assim: você emite um cartão virtual (seguindo os passos do tópico acima) pelo aplicativo ou internet banking do Santander e terá os dados de um novo cartão virtual temporário que você poderá utilizar para fazer compras pela internet com mais segurança.

Santander Internet Banking para pessoas físicas

Esse serviço está disponível para todos os correntistas do banco Santander, que podem efetuar as suas operações bancárias individuais diretamente pelo site ou aplicativo de celular.

Entre as transações mais utilizadas pelos clientes estão o pagamento de faturas de cartão de crédito, pagamento de boletos, transferências via TED ou DOC para outras contas e investimentos. Além disso, o internet banking do Santander é uma ótima ferramenta para os usuários que desejam controlar melhor as suas contas, pois permite acessar em tempo real onde o dinheiro está sendo gasto. 

No app, inclusive, é possível gerar gráficos que mostram as principais categorias de gastos e quanto elas representam em porcentagem da renda do cliente.

Fatura do Santander Internet Banking

Mulher fazendo contas para pagar as faturas no internet banking

O Santander Internet Banking é um serviço disponibilizado gratuitamente aos clientes do banco Santander. Por isso, não é preciso pagar nenhuma tarifa pela utilização dessa ferramenta. 

Contudo, ele pode ser uma boa opção para quem deseja pagar a fatura de um cartão de crédito ou demais serviços, como telefone e internet, sem sair de casa. Todos os boletos podem ser quitados diretamente pelo site ou aplicativo Santander.

Santander Internet Banking para pessoas jurídicas

O Santander também oferece uma solução online completa para o gerenciamento de contas empresariais. O banco permite que as empresas criem diferentes usuários, com acessos e funções customizados. 

A partir de um módulo administrativo central, é possível controlar os diferentes usuários e perfis, além de senhas, dados cadastrais, tokens, entre outros recursos. Assim, é possível ter mais controle sobre as transações.

Todas as operações realizadas ficarão pendentes de aprovação por algum usuário com perfil de autorização, os quais são responsáveis por liberar o acontecimento de cada transação programada pelos demais.

O Internet Banking Santander para pessoas jurídicas não apresenta custos extras, e é bastante fácil e intuitivo para ser utilizado, permitindo efetuar todo tipo de pagamento e transferências de forma online.

Alguns dos principais serviços oferecidos são: cash management, recolhimento de valores, agendamentos, débito direto autorizado, investimentos, empréstimos, gerenciamento de cartões, câmbio, etc.

Telefone do Santander Internet Banking

Mulher fazendo o atendimento do Santander Online

Se você deseja resolver alguma questão acerca do seu Internet Banking com o banco, é possível entrar em contato também por telefone. 

Para falar com o telefone Santander acerca de consultas, transações, informações ou cancelamentos, ligue para o número:

  • 4004 3535 se estiver em capitais e regiões metropolitanas;
  • 0800 702 3535 se residir em outras localidades.
  • 0800 723 5007 para pessoas com deficiência de audição e fala.

Você também pode optar por entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) pelo telefone:

  • 0800 762 7777

Para falar com a Ouvidoria do banco:

  • 0800 726 0322

Já para pessoas jurídicas, a Central de Atendimento Empresarial funciona em dias de semana, das 8h às 20h. O telefone para capitais e regiões metropolitanas é:

  • 4004 2125

Para as demais localidades:

  • 0800 726 2125

Já para clientes com deficiência auditiva e de fala, o contato pode ser feito pelo número.

  • 0800 723 5007

Agora que você já sabe como funciona o Santander Internet Banking, já pode começar a usar essa ferramenta! Se você tem alguma dúvida, conte para nós nos comentários e nos fale sobre sua experiência com o banco online e aplicativo do Santander!