Celular

Atualizado em
Leitura 3 min

Como configurar backup automático do Android

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Por Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Celular fazendo backup

Configurar o backup automático do Android é a forma mais fácil de assegurar que você sempre tenha salvos seus arquivos e dados. Embora muitas pessoas ignorem a sua importância, essa medida evita muita dor de cabeça. 

Com o backup automático, caso você perca seu celular, não terá que se preocupar em recuperar contatos nem em ficar sem suas fotos.

Os aparelhos com sistema operacional Android contam com uma grande vantagem quando o assunto é backup. O sistema conta com integração com diferentes aplicativos que usamos cotidianamente, facilitando a automatização do procedimento.

Confira agora mesmo nosso passo a passo e entenda como fazer um backup automático dos seus dados, contatos, fotos e WhatsApp!

Configurando backup automático do Android

Se você ainda não sabe o que é backup, não se preocupe. Essencialmente, trata-se de um procedimento que cria uma cópia de segurança dos seus dados e arquivos. 

Essa cópia pode ser salva em outro dispositivo ou em uma nuvem, como é o caso do backup do sistema Android pelo Google Drive.

Portanto, o backup automático do Android cria uma cópia de segurança de dados e informações como:

  • contatos;
  • agenda;
  • calendário;
  • listas e senhas Wi-fi;
  • configurações de aplicativos baixados;
  • idiomas de entrada; etc.

Com o backup do Android, os seus dados são vinculados e ficam salvos na sua conta Google, no programa de computação em nuvem da empresa, o Google Drive.

Então, para configurar o backup automático do seu celular, basta seguir os passos a seguir!

Primeiro, vá até o menu de “Configurações” do smartphone e acesse a opção “Sistema” ou “Contas e Backup”. Em seguida, clique na opção “Backup” ou “Fazer Backup” e, no próximo menu, na opção “Fazer backup no Google Drive”. 

Ativando essa opção o sistema já vai fazer automaticamente o envio dos dados para a sua conta Google Drive. Mantendo a opção ativada, sempre que houver uma atualização nos dados as informações são enviadas sem que você precise fazer nada!

O backup do sistema mantém seus dados e contatos sempre salvos. Porém, se você também manter a segurança de suas fotos e vídeos, continue lendo e descubra como fazer o backup desse tipo de arquivo no Android!

Configurando backup de fotos e vídeos do Android

Para fazer o backup automático das suas fotos e vídeos, recomendamos o uso do aplicativo “Google Fotos”. Assim como acontece com outros apps da empresa, o Google Fotos facilita a sincronização dos aplicativos e permite a automatização do procedimento.

Além disso, o aplicativo oferece funções interessantes, como reconhecimento facial, editor de fotos, editor de álbuns e armazenamento gratuito ilimitado. O armazenamento é ilimitado e gratuito para fotos de até 16 megapixels e vídeos de até 1080p. 

Você também pode fazer cópias de segurança das fotos de vídeos com qualidade superior, mas, com isso, o armazenamento gratuito é limitado a 15 GB. 

Então, para configurar o backup automático de fotos do seu smartphone, primeiro, baixe o Google Fotos, caso você ainda não use o app. Já dentro do aplicativo, acesse o menu de opções e clique em “Configurações”.

Em seguida, clique na opção “Backup e sincronização” e confira em qual conta Google o backup será realizado. Nesse menu você também encontra as opções de escolha de álbuns específicos para fazer o backup, a qualidade de envio das fotos e se deseja ou não usar dados móveis para fazer o procedimento. 

Com isso, o sistema já vai salvar suas fotos no serviço de nuvem da empresa e você sempre terá acesso a suas fotos e vídeos através da internet! 

Basta então manter a opção de backup ativada para que sempre que você fizer uma nova foto ou vídeo, automaticamente, uma cópia seja enviada para a nuvem.

Configurando backup do Whatsapp no Android

Poder salvar e recuperar as conversas e registros do WhatsApp também é um dos principais motivos para fazer backup. Felizmente, agora o aplicativo já conta com a integração com o Google Drive e fazer o procedimento se tornou bem mais fácil.

Para fazer o backup automático do Whatsapp no Android, basta abrir o aplicativo e acessar o menu de opções. Em seguida, clique em “Configurações” e então, em “Conversas”. Já dentro do menu de “Conversas”, clique em “Backup de conversas”. 

Outro menu no qual você encontra a opção “Fazer backup no Google Drive” será aberto. Clicando nessa opção, você poderá escolher de quanto em quanto tempo deseja atualizar o backup. Você pode escolher para fazer o procedimento de forma automática diária, semanal ou mensalmente.

Dentro do menu “Backup de conversas” você ainda pode escolher se deseja ou não usar dados móveis para fazer backup e em qual conta Google as informações serão salvas. 

Com isso, a configuração de backup automático do WhatsApp já está concluída e você não precisa repetir o processo. 

Cuidados ao configurar backup automático do Android

Alguns cuidados dos usuários antes de fazer o backup automático do Android evitam problemas. Então, fique atento às seguintes dicas:

  • não use dados móveis para fazer backup ― O procedimento pode consumir muitos dados da franquia sem que você perceba;
  • mantenha um espaço disponível para os arquivos de backup ― Para fazer o envio das cópias de dados é necessário que o aparelho tenha um mínimo de memória disponível para criar arquivos compactados de backup;
  • use um aplicativo auxiliar ― Existem diferentes opções que ajudam a controlar o backup de dados, arquivos e até mesmo as preferências de uso em diversos aplicativos.
  • crie cópias extras dos arquivos mais importantes ― Para os arquivos mais importantes como fotos e registros especiais, você pode querer manter uma cópia extra para ter ainda mais segurança.

Hoje, temos muitas formas de fazer cópias de segurança dos nossos arquivos. Embora os serviços de nuvem, como o Drive da Google e o OneDrive da Microsoft, tenham facilitado a automatização, ainda há quem prefira os métodos tradicionais, como backup em pen-drives ou HDs. 

Mas seguindo o passo a passo, você não terá problemas em guardar seus arquivos a salvo na nuvem e ao seu alcance sempre que precisar. Assim, independentemente do que acontecer, você não precisa ter medo de perder seus registros mais importantes! 

Então, se você curtiu esse conteúdo, informe outras pessoas sobre o backup automático do Android compartilhando o artigo nas suas redes sociais!

Quem escreve

Gabriela Resende, jornalista de Portal de Planos

Gabriela Resende

Jornalista — Portal de Planos

Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e apresentadora do nosso canal no Youtube. Por acreditar na importância do acesso à informação, Gabriela produz nossos conteúdos para que você possa, de forma simples e clara, fazer a escolha dos seus planos de telecomunicações e entender mais sobre tecnologia.