Dicas30/12/2019

Aplicativos de fotos: conheça 20 opções para o seu celular

Aplicativos de fotos

Hoje em dia, é muito fácil tirar várias fotos e poder editá-las em segundos, tudo graças à popularização dos smartphones. Você ainda se lembra de quando precisava esperar pelo menos uma hora para que as fotos fossem reveladas? Saber mexer com edição de imagens era algo que só os profissionais de computação ou design entendiam há alguns anos. 

Ainda bem que tudo mudou e que temos vários apps para editar fotos no nosso celular, além de novas possibilidades para armazenar e fazer backups à nossa disposição, não é mesmo? Quer conhecer os melhores aplicativos de fotos disponíveis na Google Play e na App Store? Então, vamos lá!

1. Adobe Photoshop Express

O Adobe Photoshop para computadores dispensa apresentações. O programa é tão conhecido, que você pode apontar para uma capa de revista e dizer “hum, isso aí está cheio de Photoshop”, ou seja, você usa o nome da marca para afirmar que uma imagem está com muitas edições.

O aplicativo gratuito de celular não deixa a desejar para a sua versão maior no quesito qualidade. No Photoshop para smartphone, é possível corrigir a perspectiva das fotos, remover ruídos, aplicar filtros, efeitos e predefinições, adicionar bordas e texto, fazer colagens, aplicar desfoque, importar fotos e compartilhar as suas edições em outros aplicativos.

Disponível para Android e iOS.

2. Adobe Lightroom

Adobe Site

Bastante conhecido no mundo do design, o Adobe Lightroom tem a sua versão para smartphones e tablets. Nele é possível ter acesso a uma edição de fotos profissional, com efeitos e filtros que você pode adicionar. A câmera permite que você tire fotos HDR.

No modo gratuito, o aplicativo de edição conta com os seguintes recursos: predefinições, curvas, misturador de cores, claridade, textura, desembaçamento, tutoriais, entre outros. No modo premium, os recursos são: pincel de recuperação, ajustes seletivos, edição de RAW, edição em lote, armazenamento Adobe Creative Cloud, entre outros.

Disponível para Android e iOS.

3. Google Fotos

Atualmente, como temos o nosso celular sempre à mão, tiramos muitas fotos durante o dia e, depois, não temos espaço na memória para armazenar todas essas imagens. Isso gera a necessidade de apagar fotos importantes para conseguir usar o smartphone em alguns momentos de desespero.

Por isso, apresentamos para você o Google Fotos. Nesse aplicativo, você mantém um backup gratuito de todas as fotos que estão armazenadas no seu celular. Simples assim! Basta entrar com o seu Gmail e pronto: o app faz o salvamento ilimitado de fotos, podendo ser acessado de qualquer lugar, o que permite que você libere espaço no seu dispositivo.

O Google Fotos também cria álbuns de fotos, filmes, animações e colagens de forma automática. Você pode criar um álbum com aquele evento da família e compartilhar para que todo mundo adicione as fotos ali, sem precisar ficar trocando arquivos por WhatsApp ou e-mail.

Disponível para Android e iOS.

4. Phonto

Se você adora colocar textos nas imagens que publica nas redes sociais, o Phonto é o aplicativo gratuito ideal. Nele estão disponíveis mais de 200 fontes, sendo que você pode editá-las da maneira que achar melhor. Tamanho, cor, rotação, fundo do texto, espaço entre letras e linhas: tudo isso pode ser modificado facilmente no app, que é bastante intuitivo.

Disponível para Android e iOS.

5. VSCO: Editor de Fotos e Vídeos

Os maiores influencers do Brasil usam esse aplicativo para editar fotos diariamente — e não é para menos. O VSCO conta com efeitos belíssimos, que deixam qualquer imagem com uma cor incrível. Com poucos toques, é possível configurar luz, sombra, contraste, exposição etc. A maioria dos filtros são pagos, mas os filtros gratuitos já fazem um trabalho excelente para quem está iniciando no mundo da edição de imagens.

Disponível para Android e iOS.

6. Photo Grid: Colagem de Fotos & Editor de Fotos

Sabe quando você tinha que fazer uma montagem com fotos de todos os membros da sua família para algum trabalho de escola? Imagina se, naquela época, existisse um aplicativo grátis que facilitasse essa colagem?

Por isso, conheça o Photo Grid. Esse aplicativo para editar fotos e vídeos é excelente para você que adora postar um antes e depois no Instagram. O app apresenta formatos, templates e fundos bem variados, o que permite que a criatividade role solta. Também é possível criar stories e slideshows personalizados para os seus perfis nas redes sociais.

Disponível para Android e iOS.

7. B612 - Beauty & Filter Camera

Se você quer ter fotos fofas e meigas, além de deixar o seu rosto lindo, tem que baixar o B612. Esse app gratuito para editar fotos permite a aplicação de efeitos embelezadores em tempo real, como afinação de rosto e queixo, aplicação de maquiagem e adição de filtros exclusivos. Também é possível criar vídeos com música para as suas redes sociais.

Disponível para Android e iOS.

8. Instasquare Editor de Fotos: Efeito, Redimensionar

Quer colocar uma foto linda no Instagram, mas o app quer cortar e tirar justamente as partes mais legais da imagem? Não se preocupe. Com o Instasquare, você configura a sua fotografia para o formato quadrado 1:1 do Instagram sem perder nada, apenas adicionando uma borda.

Além disso, o app de editar gratuito permite a criação de colagens, a aplicação de filtros, fontes e planos de fundo, além de efeitos exclusivos como o sketch de fotos e a dupla exposição.

Disponível para Android e iOS.

9. Candy Camera

O Candy Camera permite que você tire selfies perfeitas, com filtros exclusivos que trazem um ar mais meigo para as suas imagens. O app é focado em efeitos embelezadores, oferecendo um retoque natural e sutil para as suas fotos. Além disso, é possível aplicar adesivos e fazer colagens bem divertidas, tudo de maneira gratuita, rápida e fácil.

Disponível para Android e iOS.

10. PicsArt Photo Editor

Campeão de downloads, estando presente em mais de 700 milhões de aparelhos, o PicsArt dá acesso a uma enorme gama de recursos dentro de um mesmo aplicativo. As ferramentas são várias: efeitos, colagens, câmera própria, biblioteca de adesivos, embelezamento, correção, pincéis, desfoque, entre outros. Enfim, o PicsArt é completo para quem quer ter vários apps em apenas um.

O aplicativo para edição de fotos é gratuito, mas conta com uma assinatura Gold opcional caso você queira ter acesso a ainda mais recursos e efeitos.

Disponível para Android e iOS.

11. StoryStar - Criador de Histórias do Instagram

Ama postar stories no Instagram, mas já se cansou do editor nativo do aplicativo? Com o StoryStar, você será o centro das atenções nas redes sociais. O app conta com mais de 800 templates para edição, além de permitir que você crie convites para divulgar um evento muito importante para os seus seguidores.

O aplicativo para editar fotos é gratuito, e os resultados de edição também podem ser postados em outras redes de stories, como Whatsapp, Facebook e Snapchat.

Disponível para Android e iOS.

12. Snapseed

Snapseed

Esse app gratuito do Google é ótimo para você que quer uma edição minimalista, porém completa, e de qualidade nas suas fotografias. O app faz edição de arquivos em formato .jpg e .raw, permitindo também a aplicação do efeito HDR e do desfoque de fundo. A interface é bastante amigável, e o Snapseed também é o queridinho de muitos digital influencers.

Disponível para Android e iOS.

13. Destaque Cover Maker para Instagram - StoryLight

Quem usa o recurso destaques do Instagram sabe o quanto é legal deixá-lo personalizado e organizado para os seus seguidores, especialmente no caso de influenciadores digitais. Por isso, uma opção é manter capas de destaques mais uniformes, para que o visual do perfil atraia mais pessoas para aquela conta.

Um app que ajuda muito nesse sentido é o Destaque Cover Maker. Com ele, você consegue criar uma capa exclusiva para o seu destaque, aproveitando modelos, adesivos e fundos prontos gratuitamente (com compras no aplicativo caso queira ter acesso a mais recursos).

Disponível para Android e iOS.

14. InstaSize

O InstaSize é perfeito, como o nome já sugere, para os amantes de Instagram. É possível aplicar filtros e fundos para fotos e vídeos, formatar a sua imagem para o tamanho mais adequado da rede social em que a foto será postada, criar colagens, fazer ajustes de cor, luz e contraste, entre outros. O app também é gratuito, contando com uma versão premium obtida por meio de assinatura.

Disponível para Android e iOS.

15. Camly

O pessoal que curte fotos mais estilosas vai amar o Camly. Esse app traz filtros com uma pegada mais retrô, além de ferramentas de retoque que deixam as suas imagens iguais às fotos tiradas com uma câmera polaroid. Você pode fazer uma edição profissional rápida usando todos os recursos gratuitos do Camly, ajustando contraste, brilho, luzes, temperatura e saturação.

Disponível para Android e iOS.

16. Collage Maker

Outra opção muito legal para quem curte fazer montagens de várias fotos em um só arquivo é o Collage Maker. Esse aplicativo permite que você crie colagens de maneira rápida e prática no seu celular, adicionando efeitos que deixam as suas imagens ainda mais divertidas. O app é gratuito.

Disponível para Android e iOS.

17. Cymera Camera

Se você curte uma pegada mais ao estilo Tumblr, não deixe de baixar esse aplicativo. Cymera é um app gratuito feito para quem quer aliar edições vintages com efeitos de embelezamento em suas fotos.

O aplicativo conta com uma câmera própria e com uma interface bastante intuitiva, permitindo uma edição bem completa. Quem gosta de tons pastéis tem no Cymera um aliado perfeito para deixar as fotos com a sua personalidade!

Disponível para Android e iOS.

18. AirBrush

Quer uma edição mais sutil, porém eficaz e com efeito profissional? O AirBrush é um aplicativo gratuito que traz opções fáceis de usar para quem ainda está começando no mundo das edições.

O app é famoso por permitir que você remova manchas da pele, ilumine o seu sorriso, realce o seu olhar e desfoque o fundo das suas fotos. Com ele, você vai arrasar nas redes sociais!

Disponível para Android e iOS.

19. Apagador de Fundos (Background Eraser)

Hoje em dia, os memes e as figurinhas para WhatsApp fazem bastante sucesso pela internet. Por isso, é muito importante ter um aplicativo que elimina o fundo das fotos, caso você queira exercer a criatividade e fabricar montagens engraçadas para compartilhar com os amigos.

O Apagador de Fundos permite que você retire o fundo da imagem, tanto de maneira manual quanto automática. O app é muito intuitivo, e você consegue editar nele em pouquíssimo tempo. Em seguida, é só usar a sua foto recortada por aí.

Disponível para Android e iOS.

20. Recuperar Fotos Apagadas - Recuperação de Fotos

Deletou aquela foto linda sem querer e está desesperado? E agora, como conseguir resgatar as suas imagens? Não se preocupe! A função desse app para recuperar fotos apagadas é garantir que você terá de volta aquele arquivo de forma rápida e prática. Ele faz uma varredura completa do seu celular e permite que você restaure as imagens originais para o seu dispositivo (tudo isso gratuitamente).

Disponível para Android.

Como você viu, existem inúmeras opções de aplicativos de fotos que você pode baixar no seu celular para deixar as suas imagens ainda mais incríveis e até para mantê-las sempre com você. Solte a sua criatividade e divirta-se!

Se você gostou de saber mais sobre os principais aplicativos de fotos disponíveis para o seu celular, não deixe de compartilhar este post com os seus amigos nas redes sociais!

aplicativos-de-fotos
00